Estamos chegando às vésperas novamente de escolha de nossos representantes em nosso Estado e País, Deputados Estaduais e Federais, Governador, Senadores e Presidente da Republica, temos visto campanhas nas ruas e nos espaços midiáticos, várias propostas em forma de compromissos desses candidatos, eu mesmo, tenho acompanhando de maneira singular essas proposituras, mas tenho me decepcionado que nenhum desses candidatos tenha falado na EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS, vi, é bem verdade, alguns falando de REPRESSÃO, acabar com o narcotráfico, isso me parece um ledo engano, porque enquanto existir quem use, não poderemos acabar com quem vende! Temos que cuidar das vidas que buscam apoio e tratamento, você já se perguntou, o porquê é tão difícil deixar a DROGA?
Somente 5% das pessoas que se tratam (internadas) conseguem recuperar-se, e isso é uma média mundial.
Nós do NAF (Núcleo de apoio as famílias de usuários de drogas), estamos conseguindo que essa média aumente para 62%, nossa formula mágica? A FAMÍLIA.
Esse é um desafio bem maior que os candidatos pensam, ou “paraquediando” usam esse tema somente em eleição para confundir ou impressionar o povo. Vivo essa realidade há 18 anos, trabalho com esse problema desde muito tempo. E é bem verdade que mesmo sem recursos, em cinco anos temos feito uma revolução em Manaus, Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, Borba, São Gabriel da Cachoeira e outros municípios, no que diz respeito a campanhas maciças sobre a questão das drogas, envolvemos mais de 29753 jovens estudantes, realizamos grande encontros com as universidades, instituições de tratamento e prevenção, campanhas nas ruas e nas escolas de informação sobre drogas, eventos com a juventude, compusemos a primeira CARTA DE AÇÕES PRIORITÁRIAS DE MANAUS SOBRE DROGAS, carta inédita em todo o Brasil, realizamos capacitação de 500 jovens multiplicadores, atendemos mais de 202 escolas, e muito mais, e o que é mais importante conseguimos dar conta da demanda, em cinco anos TRATAMOS 20930 FAMÍLIAS. Hoje em dia continuamos atendendo várias famílias, ora, se formos somar tudo isso, Manaus exportou cidadania, exportou conhecimentos, tendo em vista que os estados de Minas Gerais, Ceará, Maranhão e Pará, já nos pediram apoio para desenvolver políticas sobre drogas. Mas está chegando o tempo em que não conseguiremos mais dar conta de tanta gente e onde tratar?
Compus o PROJETO ESCOLA VIVER NOVAMENTE, que estamos buscando implantar nos principais municípios Amazonenses, uma escola de tratamento, e o que é melhor de GRAÇA. Temos hoje em Manaus 7 Comunidades terapêuticas (instituições que tratam dependentes químicos), todas PARTICULARES, o que de forma nenhum desmerece o trabalho realizado por elas, mas todas elas juntas não totalizam por volta de 300 leitos para tratamento, o que isso quer dizer, que em dois meses, as pessoas que nos procuram, se todas elas tiverem indicação para uma internação, em dois meses todas as comunidades terapêuticas estarão lotadas, e ai???
O que ainda nos falta é mais espaço e dignidade para o tratamento e acompanhamento aos dependentes químicos no Amazonas, e a política deve encarar essa dificuldade com seriedade e transparência.
São por volta de 50 mil estudantes envolvidos com drogas em nosso município, por volta de 12% de nossa população Amazônica envolvida com entorpecentes, isso aumenta a cada dia e os governos fazem ainda pouco pela causa. Realizamos uma pesquisa inédita em todo o Amazonas sobre a população que tem problemas com drogas e mais uma vez descobrimos uma devastadora realidade, são por volta de 99 mil FAMÍLIAS com esse problema somente em Manaus.
Temos, é bem verdade, encontrado alternativas para acompanhar as famílias que nos procuram todos os dias, mas o que seria ideal. 1º Estimular as comunidades terapêuticas a fazerem um melhor trabalho, digo, ampliarem seus atendimentos através de convênios sérios firmados. 2º Criar mais espaço no Município e no Estado para o atendimento ambulatorial dos Usuários de Drogas, assim como o INSTITUTO NAF BRASIL. 3º Fomentar nas escolas, pessoal capacitado para multiplicar informações preventivas. 4º Colocação de profissionais tais como Psicólogos, Psicanalistas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e enfermeiros, nas comunidades terapêuticas, para que os serviços prestados por elas possam ser mais especializados. 5º A guarda municipal preparada guarnecendo nossos estudantes nas escolas. 6º Criação de Escolas tais como a que propomos ESCOLA VIVER NOVAMENTE, para tratamento a usuários de drogas e seus familiares GRÁTIS.
E ao meu ver não temos visto ninguém falando seriamente sobre esses assuntos, será porque não entendem, e fingem que entendem, será porque tem medo, ou porque os filhos de grandes políticos ainda não tiveram problemas por conta das drogas? Só sabe e entende o que eu escrevo aqui, quem passa ou já passou por sofrimento desse calibre.
Luto pela vida das pessoas que querem sair do vicio, e principalmente por aquelas que ainda não entraram e tem inclinações para entrar no mundo das drogas.
Estimular mais espaços de debates, estimular os professores e alunos a tratar esses assuntos mais cedo nas escolas, claro, respeitando as faixas etárias existentes, mas sem deixar de ter o compromisso com o esclarecimento e a prevenção.
Estimular mais espaços de debates, estimular os professores e alunos a tratar esses assuntos mais cedo nas escolas, claro, respeitando as faixas etárias existentes, mas sem deixar de ter o compromisso com o esclarecimento e a prevenção.
Vamos juntos buscar melhorar a vida dessas famílias e fazer uma radical mudança na concepção das drogas em nossas famílias, facultando assim UMA JUVENTUDE mais sadia LOGO MAIS!
Com a Graça de Deus poderemos em breve espaço de tempo ampliar ainda mais a ação do INSTITUTO NAF BRASIL, com mais um núcleo, pois nosso projeto maior é termos 6 núcleos em Manaus, atendendo cerca de 1500 famílias por período de tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário