sexta-feira, 31 de maio de 2013

Observação.

ALGUNS DOS DIVERSOS SINAIS QUE IDENTIFICAM UM USUÁRIO DE DROGAS:

Alguns sinais podem auxiliar na identificação de um usuário de drogas. Os principais são:
Mudança brusca de comportamento;Irritabilidade sem motivo aparente;
Inquietação motora;
Depressões. Estados de angústia sem motivo aparente;
Queda do aproveitamento escolar, desistência dos estudos ou do rendimento do trabalho;
Insônia rebelde;
Isolamento;Mudança de hábitos;Olhos vermelhos;
Troca do dia pela noite;
Existência de seringas, comprimidos ou cigarros estranhos entre seus pertences;
Desaparecimento de objetos de valor, dinheiro ou também constante pedidos de dinheiro;
Más companhias;

Mas é preciso prestar atenção, pois, algum ou alguns desses sinais podem indicar outra coisa, como alguma doença ou outra coisa que, não necessariamente, uso drogas, e não se pode correr o risco de rotular alguém sem certeza.Assim como indicamos através de nossas pesquisas, alguns dos sintomas que podemos localizar, indicamos abaixo algumas

CONSEQÜÊNCIAS DA DEPENDÊNCIA.
1- Psíquicos:Perda parcial da memória, debilidade da inteligência e de poder idealizador. A fala fica lenta, difícil e pesada. Essa decadência vai aumentando quanto maior é a dose da droga e a duração do uso. Torna-se indiferente, egoísta, perde o sentido moral e o carinho familiar, deixando de existir qualquer sentido de vontade própria e seu interesse se volta apenas para a procura da droga por qualquer meio; recorre inclusive, ao crime para iludir a angústia do estado de abstinência. Adquire a mania do leito. Nega violentamente ser viciado ou se vangloria disso; torna-se sujo, descuidado e, de afável, passa a ser grosseiro. A mulher perde sua linha e seu pudor e ultrapassa limites.

2- Sensoriais:
Sofre alucinações visuais noturnas terríveis, além de transtornos de pupila (miose), abolição de reflexos, etc. Alteração do fundo do olho, palidez conjuntiva; o campo visual fica diminuído. Esses fenômenos desaparecem se a supressão do tóxico for total, o que serve de indicativo de cura, além disso, pode ter o tato diminuído, acompanhado de leve esquentamento das mãos.

3- Respiratórios e Circulatórios:
Respiração lenta e irregular, enfraquecimento cardíaco.

4- Digestivos:
Língua seca e pastosa, sede intensa por falta de secreção salivar, muita propensão a estomatites. Anorexia e constipação pertinaz, hipofunção hepática. A desnutrição progressiva leva o paciente a estados carenciais, que comprometem sua vitalidade (caquexia morfínica).

5- Urinários:
Pode haver albuminúria ou glicosúria

.6- Sanguíneos:
Chama a atenção o contraste entre a palidez da pele com as mucosas, pessoa fica com olheiras. Também, causada pelo cansaço já que passam a madrugada usando drogas.

7- Cutâneos:
As alterações da pele são muito intensas. A superfície é áspera. Podem ser notados nódulos ou cicatrizes nos músculos dos braços e outras partes do corpo, como seqüelas de abcessos de injeções aplicadas, que facilitam o diagnóstico.

8- Nutricionais:
Emagrecimento progressivo, alterações no metabolismo basal, empobrecimento dos elementos orgânicos, que nas etapas finais, chega a caquexia (enfraquecimento geral).

Parte integrante do Livro sobre dependência química do Terapeuta Aluney Elferr

Nenhum comentário: